PROGRAMAÇÃO

11.09

10h30 - oficina: Literatura Regional - Rural e Nordestina com Valdeck de Garanhuns 

Local: CIEJA Campo Limpo 

R. Cabo Estácio da Conceição, 176 - Parque Maria Helena, São Paulo (SP) - 05854-060

14h - Contação de História com Baobá coletivo de arte

O grupo, que propõe a formação de professores para o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana, promove contação de histórias para crianças a partir de paisagens e tipos deste continente.

Local: Associação Bloco do Beco – Bloquinho do Brincar

Rua Acédio José Fontanete, 86 - Jardim Ibirapuera, São Paulo (SP)

15h - Teatro: A mala do folheteiro com Cleydson Catarina

Local: CIEJA Campo Limpo 

R. Cabo Estácio da Conceição, 176 - Parque Maria Helena, São Paulo (SP) - 05854-060

21h - Sarau de abertura com Clarianas e Marcelo Pretto

Local: Espaço Clariô de Teatro

R. Santa Luzia, 96 - Vila Santa Luzia, Taboão da Serra (SP) - 06754-005


12.09

14h - Oficina de Contos : Allan da Rosa com intervenção poética de Akins Kintê

Voltada para jovens, a oficina apresentará narrativas presentes na literatura negra e periférica atual e convidará os participantes a refletirem sobre sua própria imaginação e criação.

Local: Biblioteca Marcos Rey

Avenida Anacé, 92 - Jardim Umarizal, São Paulo - SP

19h30 - No hay camino: quatro narrativas de encontro com a poesia - conversas literárias com Luan Luando, Serginho Poeta, Tula Pilar e Binho Padial

Abertura com pocket show de Fernanda Coimbra e intervenções poéticas de Ermi Panzo, Zinho Trindade, Carlos Andrade e Marco Miranda

Quatro fios condutores do encontro biográfico com a poesia por integrantes do Sarau do Binho, em narrativas no formato de TED (Tecnologia, Entretenimento e Design convergentes). As conferências serão filmadas e editadas para disponibilização na Internet.

Local: Universidade Anhanguera – Campo Limpo (Teatro)

Estr. do Campo Limpo, 3677 - Jardim Bom Refugio, São Paulo - SP


13.09

9h30 - yoga para estudantes, com gisele porto e chiquinha lara

Local: CEU Guarapiranga

Estr. da Baronesa, 2031 - Parque do Lago, São Paulo – SP

10h -  Encontro com o Autor: Ferréz

Abertura com pocket show de Marcelo Lima

O autor de “Capão Pecado”, “Manual Prático do Ódio” e “Deus foi Almoçar” discute leitura, literatura e suas inspirações com estudantes e público em geral.

Local: E. E. Francisco D´Amico

Av. Arlíndo Genário de Freitas, 85 – Jardim Saporito, Taboão da Serra - SP

12h - yoga para professores, com gisele porto e chiquinha lara

Local: CEU Guarapiranga

Estr. da Baronesa, 2031 - Parque do Lago, São Paulo – SP

19h30 - “A arte como potência de vida na escola: leituras de corpos e de mundos” com Rosa  Iavelberg  e Leno Ricardo Vidal - Mediação: Shirlei do Carmo

Intervenção poética de Nicoly Soares

O que acontece quando uma escola escuta sua comunidade, dialoga com seus moradores e valoriza suas histórias? Como a arte pode possibilitar encontros e travessias para a construção das identidades culturais? Para a responder essas questões, convidamos a professora Rosa Iavelberg, pesquisadora e arte-educadora das linguagens artísticas  e o professor Leno Ricardo Vidal,  que atua na EMEF José de Alcântara, no Real Parque, e desenvolve trabalhos com crianças e jovens Pankararus que ali residem. Mediação de Shirlei do Carmo, pedagoga, assistente de direção da EMEI Chácara Sonho Azul.

Local: SESC Campo Limpo

R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 - Vila Prel, São Paulo - SP


14.09

14h - Contação de Histórias: “Brincadeiras cantadas do Congo” com Daniel Wasawulua

Misturando narrativas orais, movimento corporal e percussão, o Wasawulua Daniel recria contos do Congo protagonizados por animais.

Local: CEU Guarapiranga

Estr. da Baronesa, 2031 - Parque do Lago, São Paulo – SP

19h30 - "Literatura em tempos de intolerância" com Márcia Tiburi e Binho Padial

Intervenção Poética de Fabiana Teixeira

O tema dialoga com nossas preocupações quanto ao contexto político e social de sectarismo, aprofundamento das desigualdades e aumento de casos de violência física e simbólica contra aqueles que manifestam alteridade em relação a um padrão de humanidade e de cidadania "aceitos". Podem a literatura e a arte fazer frente a este contexto? Quem são os (e as) sujeit@s que vêm nos trazendo, por meio de suas expressões sensíveis, os encontros com o Outro necessários para que ampliemos nossa vivência de humanidade? Para esta reflexão convidamos Márcia Tiburi, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, doutora em Filosofia e escritora, autora de "Como conversar com um fascista?" e "Ridículo político", com a mediação de Binho Padial, idealizador do Sarau do Binho, responsável pela FELIZS.

Local: SESC Campo Limpo

R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 - Vila Prel, São Paulo - SP


15.09

15h - Oficina de Restauração de Livros com Marciano Ventura

O editor Marciano Ventura compartilha técnicas de conservação e restauro de livros.

Local: Espaço Cultural CITA

R. Aroldo de Azevedo, 20 - Jardim Bom Refugio, São Paulo - SP

19h30 - "Território, Movimentos Sociais e Educação Popular: Novos Círculos de Cultura” com Padre Jaime Crowe e Pedro Pontual, Mediação de Fernando Ferrari

Intervenção Póetica de Luan Luando

Um breve histórico das lutas por educação popular nas periferias. O que avançamos  desde a década  de 60? O que ainda precisamos mobilizar nas bases? Que novos  espaços surgiram na educação popular? O que é educação popular no séc. XXI? Para conversar sobre essas e outras questões, convidamos Padre Jaime Crowe, dirigente da Paróquia Santos Mártires no Jardim Ângela,militante da educação popular, Pedro Pontual,  Doutor em Educação pela PUC, Presidente do Conselho de Educação Popular de Jovens e Adultos da América Latina e Fernando Ferrari, articulador do Movimento Cultural das Periferias e educador cultural na Brechoteca.

Local: SESC Campo Limpo

R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 - Vila Prel, São Paulo - SP


16.09

10h - Contação de histórias com João Luiz do Couto

Abertura com pocket show de Pow Literarua

O arte-educador, idealizador do “Quintal de Histórias” (Espaço CITA), recria narrativas orais brasileiras para crianças.

Local: Brechoteca - Biblioteca comunitária

R. Carandazinho, 50 - Jardim Olinda, São Paulo - SP

14h - A cena literária e cultural das periferias” com Jéssica Balbino, Salloma Salomão e Marilu Cardoso

Abertura com Pocket show de Jony Mutcho e Fernando Rangel + Intervenção Poética de Otilia Fernandes,  Zilda Paiva e Djalma Pereira e Oliveira

+ Exposição fotográfica com curadoria de Andressa Mota

Em quais contextos e panoramas históricos-sociais-geográficos emergem as criações e as produções periféricas? O que as periferias têm  manifestado  nos últimos anos como formas de reinventar as suas identidades, os seus territórios e  a sua resistência cultural? Para essa mesa, convidamos a pesquisadora Jéssica Balbino, mestre em Comunicação pela UNICAMP com um trabalho sobre escritoras negras periféricas e  Salloma Salomão, doutor pela PUC-SP em musicalidades negras, músico, produtor cultural, educador e formador de professores. Mediação de Marilu Cardoso, doutoranda em História na PUC-SP e professora da Rede Pública Municipal.

Local: Espaço cultural “I Love Laje”

Rua Martinho Vaz de Barros, 27 - Vila Pirajussara, São Paulo - SP (altura 3000 da Estrada do Campo Limpo) 


18.09

12h - Oficina: “Mediação de Conflitos pela via da Literatura” com Fabiana Teixeira

Intervenção poética de Augusto Cerqueira e Zá Lacerda

Formada em Direito e mediadora de conflitos, Fabiana Teixeira tece relações entre a literatura periférica e a emersão de novas vozes e sujeitos nos espaços de poder.

Local: EMEF Mario Fittipaldi – CEU Guarapiranga

Estr. da Baronesa, 2031 - Parque do Lago, São Paulo – SP

19h - A saúde da mulher negra - O processo de criação de Sangoma com Cia. Capulanas de Arte Negra

Intervenção poética de Lids Ramos  

Atrizes da Cia. Capulanas interpretam trechos do espetáculo “Sangoma”, criado a partir de pesquisas sobre a saúde da mulher negra, e expõem o processo de sua criação em documentário e roda de conversa.

Local: Sacolão das Artes

Av. Cândido José Xavier, 577 - Capão Redondo, São Paulo - SP


19.09

14h - Mesa “Literatura infantil: desafios para produzir, circular e fruir” com Heloísa Prieto, Beto Silva e Cleilton Santos

abertura com pocket show de Juh Vieira

Quais são os desafios da produção e circulação de literatura infantil e infantojuvenil hoje no Brasil? Como construir um bom acervo para formação de novos leitores em nosso contexto? Nesta mesa, contaremos com a escritora e pesquisadora Heloísa Prieto, autora de mais de 40 livros infantis, Beto Silva, mediador de leitura, assessor de projetos de formação de leitores e membro do Instituto Clio - Leitura, Literatura e Juventude, e Cleilton Santos, estudante do 5º ano da EMEF Mario Fittipaldi, no Jardim Ângela.

Local: Biblioteca Pública Marcos Rey

Avenida Anacé, 92 - Jardim Umarizal, São Paulo – SP

19h - Mesa “A leitura e o espaço da escola” com Iracema Santos do Nascimento, Solange Amorim e Nicoly Soares

Abertura com pocket show de Gunnar Vargas, Paula da paz e Potyra da Paz + Intervenção Poética Pedro Lucas

Como a leitura literária pode colaborar para redefinir o espaço escolar? Pode a escola ser um polo cultural em seu território? Para essa mesa, convidamos a pesquisadora Iracema Santos do Nascimento, que investiga como a  organização escolar pode contribuir para promover o contato com a literatura; Solange Amorim, diretora da EMEF Sócrates Brasileiro, escola do Campo Limpo que está se articulando com coletivos culturais locais e constituindo o “Território do Povo”, e Nicoly Soares, estudante de Taboão da Serra que, através de um trabalho escolar com saraus tornou-se parte do coletivo do Sarau do Binho.

Local: CEU Casablanca

R. João Damasceno, 85 - Casa Blanca, São Paulo - SP


20.09

14h - Oficina de Poesia com Ni Brisant

Intervenção Poética de Fran Laleye

O autor de “Se eu tivesse o meu próprio dicionário” conduz oficina de escrita criativa para jovens.

Local: Espaço cultural “I Love Laje”

Rua Martinho Vaz de Barros, 27 - Vila Pirajussara, São Paulo - SP (altura 3000 da Estrada do Campo Limpo) 

19h30 - Escrevivências : A  palavra poética como narração do outro mundo com Conceição Evaristo e Marciano Ventura

Intervenção Poética de Tula Pilar

Como as escritas se entrelaçam às experiências corporais, sociais e políticas dos nosso tempo? O que as literaturas podem revelar das histórias de quem as compõe? Convidamos Conceição Evaristo, mestra em Literatura Brasileira (PUC - Rio) e Doutora pela UFF, autora de Ponciá Vicêncio (2002), Olhos D´Água (2014, Prêmio Jabuti) e Histórias de Leves Enganos e Parecenças (2016) para partilhar suas escrevivências na condição de mulher negra escritora no Brasil.

Local: SESC Campo Limpo

R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 - Vila Prel, São Paulo - SP


21.09

14h - Ser índio hoje : produção de culturas indígenas contemporâneas com Daniel Puri e Luis Roberto de Paula

Participação do Rap Guarani Mbya + pocket show de Marlon Cruz

Quais desafios são colocados hoje para as criações culturais indígenas a partir do encontro com outras culturas? O que nos contam as novas criações culturais indígenas como  o rap, o forró, a seresta e o funk?  Para esta mesa, convidamos Daniel Puri, educador, e Luiz Roberto de Paula, antropólogo, professor universitário e formador de educadores indígenas em contexto intercultural.

Local: Casa de Cultura do Campo Limpo

R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refugio, São Paulo - SP

18h - Encontro com o Autor : Marco Pezão

Abertura com pocket show de Geraldo Magela + Intervenção Poética Tati Candeia

Local: EMEF Sócrates Brasileiro

Rua Professora Nina Stocco, 597 - Jardim Catanduva, São Paulo - SP


22.09

10h30 - biodança para professores

Local: CIEJA Campo Limpo 

R. Cabo Estácio da Conceição, 176 - Parque Maria Helena, São Paulo (SP) - 05854-060

19h30 - Sarau poesia de todo canto

COM NELSON MACA (SALVADOR), REGINA AZEVEDO (NATAL), GLEISON NASCIMENTO (RECIFE), Nívea Sabino (Belo Horizonte), Débora Arruda (AracajU), Marcelo Beso (Campinas), ALINE ANAYA (sarau VERSO EM VERSOS), DANIEL MINCHONI (SARAU DO BURRO), RODRIGO CIRÍACO (SARAU DOS MESQUITEIROS), Luz Ribeiro (Slam das Minas), Raíssa Corso (sarau do Binho) e Renato palmares (Sarau do Binho) 

apresentação: Binho

Roda de conversa sobre a cena dos saraus em várias cidades brasileiras e nas periferias de São Paulo, seguida de sarau com seus representantes.

Local: SESC Campo Limpo

R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 - Vila Prel, São Paulo - SP

 


23.09 - 11h às 22h

III Felizs na Praça do Campo Limpo  

EXPOSIÇÃO DE LIVROS DE EDITORAS E ESCRITORES INDEPENDENTES, INTERVENÇÕES POÉTICAS, CONVERSAS LITERÁRIAS, SHOWS E PERFORMANCES. 

11h - abertura: maracatu ouro do congo

Cortejo pela Praça do Campo Limpo guiado pelo grupo de maracatu. 

12h - Mesa “A poesia no movimento Hip Hop” com Robsoul e Sabrina de Paula 

Intervenção Poética: Pow Literarua

Como o Hip Hop narra seu tempo e seus espaços? Como os elementos do Rap conversam com  outras linguagens poéticas que assumem a crônica social como seu tema? Convidamos para essa mesa MC Robsoul, morador do Grajaú, professor da Rede Municipal, e Sabrina de Paula (Sabrina Systa), integrante do coletivo Sarau Alternativo, rapper e professora de História.

14h - Mesa “Os saraus e seus desdobramentos no território” com Cris Lima, Phran Noctuam e Fernanda Coimbra

Intervenção Poética: Thayaneddy Alves

O que surge do encontro promovido pelos saraus periféricos? Para essa mesa, convidamos  pessoas e coletivas que se conheceram e se articularam a partir dos saraus da zona sul. Direito ao brincar e à cidade, feminismo periférico, o desenvolvimento de talentos artísticos e um olhar sobre as potencialidades são alguns dos impactos rastreados nesse bate-papo. Para discutir essas questões vamos conversar com Cris Lima, da Brechoteca - Biblioteca Popular e do coletivo Brincantes Urbanos; com Phran Noctuam, da Coletiva Audácia; e com a cantora Fernanda Coimbra.

15H40 - POCKET SHOW: CAMILA TRINDADE

16h - Mesa “As narrativas do pixo” com Ruivo Lopes

exposição "Opinião Pública Diret(a): pichação e política nas ruas das cidades"

A quem interessa identificar pichação com vandalismo? Como os muros das cidades brasileiras e latinoamericanas contam a história dos movimentos políticos que passaram por elas? O arte-educador e ativista Ruivo Lopes registra, em fala e exposição fotográfica, mais de uma década de pichações políticas que contam a história dos movimentos sociais e da reação higienista a eles.

17h30 - Mesa “O Feminino na Literatura: Estratégias poéticas de luta” com Luiza Romão e Mel Duarte. mediação: alai diniz

Intervenção Poética: jenyffer nascimento

Nesta mesa convidamos Luiza Romão, atriz, poetisa e slammer, autora de “Coquetel Motolove” e organizadora de “Sangria”, e Mel Duarte, integrante do coletivo Poetas Ambulantes e autora de “ Negra nua crua” para relatarem seus trabalhos e experiências de  poetisas que utilizam da voz, das escritas e das performances como instrumentos de luta e enfrentamento dos obstáculos e das opressões contra as mulheres. A mediação vai ser feita por Alai Diniz , professora universitária, ensaísta, poeta e tradutora.

18H30 - POCKET SHOW: CAMILA BRASIL

19H - SARAU

20H30 - SHOW: LUEDJI LUNA

21H3O - SHOW DE ENCERRAMENTO: GRUPO CUPUAÇU

TEATRO E CIRCO

12H30 - CIA REPRISES

13H30 - "os perdidos" com SOLAS DE VENTO

14H - "HOMO POÉTICUS" com marco miranda

14H30 - GUMBOOT dance BRASIL 

15H - "circo fubanguinho" com TRUPE LONA PRETA

16H30 - "NA ESTRADA" COM CIA DO REVÉS

OFICINAS

13h30 - Oficina de cordel com Jarid Arraes

16h - Oficina Gravura em metal e monotipia com Raíssa corso

EXPOSIÇÕES e intervenções

das 11h às 22h

- BICICLOTECA

- Exposição fotográfica “tudo em volta é só beleza", de will cavagnolli

- exposição "metal-morfose", de poeta casulo

- "ÁFRICA EM NÓS", DE JAIR GUILHERME E PUGA

- Verso Móvel Sound System, com Caco Pontes e Caleb Mascarenhas

- leitura surpresa

- oficina brinque com madeira, com demétrius sorgon e Paulina Montaldo

- Grafite com Carolina Teixeira e Nave Mãe

- "O menor Sarau do mundo" com Giovani Baffô

- dj Kaiser Marius, do selo Estados Sonidos

- Bruno Coqueiro: animação de crianças e adultos

- Sérginho Poeta apresenta "Fernando Pessoa"

coletivos, artistas e POETAS confirmados

Adriani Diniz, Alessandra Leite, Baltazar Honório, Caco Pontes, Carolzinha Teixeira, Claudinho Oliveira, Dêssa Souza, Du Gueto Shabazz, Flávia D'Alima, Giovani Baffô, Guinão Oliveira, Ingryd Sena, Jesuana Prado, José Sarmento, Ligia Harder, Lola, Marcio Rodrigues, Peu Pereira, Silvana Martins, Thiago Calle, Ricardo Venturini, Victor Rodrigues, Will Cavagnolli.

Sarau Círculo Palmarino, Sarau Clamarte, Coletiva Audácia, Coletivo Cita, Coletivo Raizarte, Coletivo Tamo Vivo, Coletivo Mijiba, Sarau Perifatividade, Poetas Ambulantes, Poetas do Tietê, Sarau Literatura Nossa, Sarau a Voz do Povo, Sarau Afrobase, Sarau Alternativo, Sarau da Brasa, Sarau da Dalva, Sarau da Kambinda, Sarau Da Ponte pra Cá, Sarau das Minas, Sarau das Rosas, Sarau do Burro, Sarau do Grajaú, Sarau do Kintal, Sarau do Terror, Sarau dos Conversadores, Sarau Elo da Corrente, Coletiva Fala Guerreira, Sarau Poesia Maloqueirista, Praçarau, Sarau Preto no Branco, Sarau dos Mesquiteiros, Sarau Verso em Versos, Sarau do Vinil, Slam da Guilhermina, Filhos de Ururai, Viela en Close.